EQUIPA DO PROJETO

 
  • Alonso Miguel, de 37 anos, residente em Angra do Heroísmo, é casado e pai de dois filhos.

    Licenciado em Gestão e Conservação da Natureza pela Universidade dos Açores, Mestre em Engenharia do Ambiente pela Universidade dos Açores, concluiu, em 2017, o Doutoramento em Gestão Interdisciplinar da Paisagem, pela Universidade dos Açores, conjuntamente com o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e com a Universidade de Évora.

    É Técnico Superior dos quadros da Fundação INATEL, desde janeiro de 2015.

    Foi Deputado Regional do CDS-PP Açores na XI Legislatura da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, entre 2016 e 2020, tendo ocupado o Cargo de Vice-Presidente do Grupo Parlamentar a partir de setembro de 2018, integrando ao longo da Legislatura a Comissão de Política Geral, a Comissão de Assuntos Parlamentares Ambiente e Trabalho e a Comissão de Economia.

  • André Melo Castro, nascido a 09-05-1982, na cidade de Angra do Heroísmo.

    Licenciado em Gestão pela Universidade dos Açores.

    Técnico de Informática na RIAC – Agência para a modernização e Qualidade do Serviço ao Cidadão, I. P.

  • Ricardo Jorge Freitas de Abreu, natural do Funchal, é licenciado em Engenharia do Ambiente pela Universidade dos Açores e Mestrando em Bioestatística e Biometria pela Universidade Aberta desde 2021. Desde 1 de abril de 2018 que é técnico Superior de Estatística no Serviço Regional de Estatística dos Açores.

    Durante vários anos foi explicador de matemática, biologia docente de Física e Química bem como bolseiro de investigação na Universidade dos Açores. Participou de forma ativa em formações complementares nas áreas do Ambiente e Estatística (estas últimas ministradas pelo Banco de Portugal em Previsões Macroeconómicas e software R pelo Instituto Nacional de Estatística).

    A partir de 1 janeiro de 2022 é Gestor do Projeto LIFE SNAILS Coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.

  • Mário Jorge Cabral Coutinho Ventura dos Reis, nascido a 14/08/1972, possui licenciatura em Ciências do Ambiente – Minor em Conservação do Património Natural e complemento de formação em Engenharia do Ambiente pela Universidade Aberta.

    Foi desenhador de construção civil entre 1994 e 2001, sendo formador desde 2010 e Guarda-Florestal de 2001 a 2020.

    De fevereiro de 2020 até à data é Técnico Superior no Serviço Florestal de Santa Maria, sendo Diretor em substituição do referido Serviço desde março de 2022.

    Exerce ainda desde outubro de 2021 o cargo de vereador da Câmara Municipal de Vila do Porto. Desde janeiro de 2022 é gestor do projeto Life Snails por parte da DRRF na Ilha de Santa Maria.

    Manteve durante vários anos uma participação na vida cívica do Concelho e da Ilha, onde esteve envolvido nos Corpos Socias de várias Instituições, das quais se destaca a Associação Escravos da Cadeinha, onde pertenceu à Direção e ao Conselho Fiscal, ao Clube Desportivo “Os Marienses” como Dirigente, tendo também pertencido ao Conselho Fiscal da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto e à Assembleia Geral do Núcleo Sporting Clube Portugal da Ilha de Santa Maria.

    Relativamente à formação profissional, frequentou diversos cursos, congressos, jornadas e seminários em diversas áreas, tais como floresta, ambiente, informática, proteção civil, formação pedagógica, instrumentos de navegação, higiene e segurança no trabalho e administração pública.

    Realizou e apresentou um trabalho sobre o Coelho Bravo na Ilha de Santa Maria, tendo sido coautor e apresentado um trabalho sobre as obras de requalificação da Reserva Florestal de Recreio de Valverde.

  • Cátia Freitas é Mestre em Biodiversidade e Biotecnologia Vegetal, pela Universidade dos Açores. De 2012 a 2019 exerceu funções de técnica superior no Jardim Botânico do Faial, onde foi responsável pela implementação técnica, nesta instituição, dos projetos PCT-MAC BIOCLIMAC, CWR, Zephyr e PCT-INTERREG MACFLOR (MAC/4.6d/190). Coordenou ainda, os trabalhos do Banco de Sementes dos Açores, sediado nesse Jardim Botânico. De 2019 a 2021, foi Gestora-adjunta do Projeto LIFE VIDALIA (LIFE17 NAT/PT/000510), que atua na conservação de duas espécies endémicas ameaçadas, a Azorina vidalii e o Lotus azoricus, em três ilhas dos Açores. Tendo saído do Projeto LIFE VIDALIA, em 2021, para chefiar a Divisão de Fauna e Flora Selvagens da Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas. Desde janeiro de 2022, desempenha funções de técnica superior na referida Divisão.

  • Nelson Moura, Gestor Adjunto do Projeto Life Snails. Natural da Ilha de Santa Maria, possui licenciatura em Guias da Natureza e mestrado em Gestão e Conservação da Natureza pela Universidade dos Açores. Desde 2011 que exerce funções na Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.

  • Mauro Ponte, natural de Angra do Heroísmo, licenciado em Guias da Natureza, possui mestrado em Gestão e Conservação da Natureza, tendo complementado a sua formação com uma pós-graduação em Estudos Especializados na Gestão e Conservação da Natureza e posteriormente, frequentou o Curso Graduação Executiva em Sistemas de Informação Geográfica. Em 2011 inicia o seu percurso académico como bolseiro de investigação na Faculdade de Ciências Agrárias em Angra do Heroísmo - Grupo de Ecologia Vegetal Aplicada – onde colaborou em diversos projetos nas áreas de Ecologia Vegetal, Conservação da Natureza e Monitorização Ambiental, terminado essa atividade em 2019.

    Após esse compromisso ingressou pelo período de um ano, como Técnico Superior Especialista em Estatística no Instituto Nacional de Estatística, coordenando diversas equipas de campo no âmbito da recolha para o Recenseamento Agrícola 2019. Seguidamente, incorporou na empresa do estado Azorina, S. A. como Assistente Operacional, passando para os quadros da função publica no início de 2022.  

    A partir de março 2022, integra na equipa do projeto LIFE SNAILS, como Assistente de Educação Ambiental.

  • Luis Jordão tem formação em Engenharia do Ambiente e estudos de pós-graduação em Modelação de Dinâmica de Sistemas e Conservação Biológica. Trabalhou em investigação, administrações públicas locais e regionais, e ONG's. Desde 2006 criou uma PME - Desafio das Letras - que tem estado envolvida na conceção e gestão de uma diversidade de projetos financiados pelo LIFE, em várias áreas temáticas. Sendo membro da Plataforma Europeia de Empreendedorismo e Biodiversidade, a Desafio das Letras está particularmente empenhada em envolver o sector privado com objetivos de conservação, tal como para nas suas tarefas no âmbito do LIFE SNAILS.

  • Luis Jordão tem formação em Engenharia do Ambiente e estudos de pós-graduação em Modelação de Dinâmica de Sistemas e Conservação Biológica. Trabalhou em investigação, administrações públicas locais e regionais, e ONG's. Desde 2006 criou uma PME - Desafio das Letras - que tem estado envolvida na conceção e gestão de uma diversidade de projetos financiados pelo LIFE, em várias áreas temáticas. Sendo membro da Plataforma Europeia de Empreendedorismo e Biodiversidade, a Desafio das Letras está particularmente empenhada em envolver o sector privado com objetivos de conservação, tal como para nas suas tarefas no âmbito do LIFE SNAILS.

  • Pedro Miguel Chaves Sousa, natural da Ilha de Santa Maria, é assistente operacional do Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas da ilha de Santa Maria desde o ano 2014. Tem uma vasta experiência no trabalho de recuperação e manutenção das áreas naturais do Parque Natural de ilha e é o elemento da equipa que presta auxílio e supervisão dos trabalhos desenvolvidos por estagiários e voluntários do projeto.

  • Carlos Roberto Sousa Almeida, natural da ilha de Santa Maria, é assistente operacional com vasta experiência no desenvolvimento de trabalhos de manutenção de espaços verdes e linhas de água, com notável capacidade para operar, manter e reparar equipamentos de apoio aos serviços operativos.

  • Hugo André Freias Cabral, natural da ilha de Santa Maria, é assistente operacional com experiência em trabalho na construção civil e manutenção de espaços verdes, motivado para a operação de controlo de vegetação sob vários métodos e manutenção de plantações e sementeiras.