Life Snails promove trabalho de campo com a equipa de consultoria científica

Na continuação dos trabalhos de campo promovidos pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, no âmbito do projeto LIFE SNAILS, a equipa técnica e de consultoria científica do projeto nas áreas de etimologia, malacologia e conservação da natureza estiveram recentemente reunidas na ilha de Santa Maria. Este encontro teve como objetivo o estabelecimento de uma rede de amostragem direcionada à monitorização da comunidade de artrópodes e moluscos nas áreas de intervenção do projeto.

Foram instaladas 11 armadilhas do tipo SLAM, para captação de artrópodes como indicadores da qualidade do 𝘩𝘢𝘣𝘪𝘵𝘢𝘵 e criadas 11 estações de amostragem onde foram já registadas 26 espécies de moluscos, das quais 11 são endémicas de Santa Maria, uma do arquipélago dos Açores e uma da Macaronésia. No decorrer dos trabalhos, registou-se ainda a ocorrência de uma das espécies-alvo de conservação do projeto, a 𝘓𝘦𝘱𝘵𝘢𝘹𝘪𝘴 𝘮𝘪𝘯𝘰𝘳.

A análise da riqueza e distribuição das espécies naturais é um processo fundamental para a elaboração do plano de ação para intervenção das áreas-alvo do projeto.

Anterior
Anterior

Life Snails participa no 2º workshop técnico Life Vidalia: Flora Exótica Invasora

Próximo
Próximo

O Dia Mundial do Animal pretende sensibilizar as pessoas para a necessidade de proteger e preservar a vida de todas as espécies.